quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pelo Programa Nacional de Reconhecimento de Voz na Produção Intelectual Brasileira

Proponho seja determinada total prioridade nacional ao desenvolvimento e plena implantação do reconhecimento de voz (voice recognition) no Brasil.


A produção intelectual é QUATRO vezes mais rápida do que a melhor taquigrafia pode captar e, num mundo capacitado à transformação de voz em texto digitalizado, o nosso Brasil perde absoluta capacidade de competir:


Em pleno 2008 - III Milênio - o uso de teclado como meio de entrada e saída da produção intelectual "data i/o" é um insulto à Inteligência da Nação Brasileira.


Além disto, é impátrio desperdício de recursos raros e caros...


- A Nação Brasileira exige superlativo processo de se alçar sobre a fome de educação e cultura!


(Uso o ditado desde 1972, quando proibido de usar caneta - como advogado iniciante em um dos maiores escritórios de advocacia internacional em Wall Street, na cidade de Nova Iorque - onde tudo era ditado e transcrito.)


- Acredito ser um dos mais antigos usuários de reconhecimento de voz no campo jurídico brasileiro...


Conto com você, caro leitor!


RICARDO Gomes de Paiva DE FARIA

Copyright © 2008 RICARDO Gomes de Paiva DE FARIA. All rights reserved.

2 comentários:

Marilia Coutinho disse...

Olá Ricardo, absolutamente de acordo. Infelizmente, não há ainda software nacional de boa qualidade para essa finalidade.
Temos o mesmo problema como software de análise de texto: embora existam ferramentas de alta qualidade para a língua inglesa, com recursos para codificação e indexação avançadíssimos, aqui ainda engatinhamos. O motivo, naturalmente, é a falta de demanda evidente.
E esse é o tipo da coisa que não se pode simplesmente usar o "que tem por aí", exceto se chutarmos o pau da barraca e adotarmos o inglês para escrever "de um tudo".

Eita.

abraços

RICARDO Gomes de Paiva DE FARIA disse...

A falta de demanda deve ser bancada pelo governo, pois assunto superlativamente estratégico: veja só o que dele se fala na página em inglês e na em vernáculo na mesma fonte - Wikipedia

http://en.wikipedia.org/wiki/Speech_recognition

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Quem sou eu

    Minha foto
    Serve empresas não como "advogado" na acepção que usualmente se faz - Entende existir 7 funções jurídicas básicas: 1. Assessoria jurídica (interna ou externa, inclusive no apoio negocial, em tempo real); 2. Consultoria jurídica (Externa ou interna - Outside Counsel - In-House Counsel); 3. Procuradoria jurídica; 4. Auditoria jurídica; 5. Controladoria jurídica; 6. Planejamento jurídico e o 7. Ensino jurídico. [A qualificação de advogado neste sentido amplo se presta ao desempenho de inúmeras atribuições, e funções - em várias áreas - tais como negociações e administração de contratos, pagamentos e cobranças, transportes, armazenagem, seguros, controle de riscos (seja: logística - no mais amplo senso), o que resulta em total prevenção de contencioso e fomento negocial.]